Sistema limbico e as emocoes
Conceito de Sistema Límbico
Localizado na superfície medial do cérebro dos mamíferos, o sistema Límbico é a unidade responsável pelas emoções, impulsos, instintos, e comportamentos sociais. Estudos têm mostrados que o mal funcionamento do sistema Límbico, provoca uma indiferença afetiva no indivíduo, diante dos eventos que antes geravam emoções agradáveis ou desagradáveis, resultando em um enorme sofrimento para o indivíduo.
O sistema límbico forma um grupo de estruturas do cérebro, incluindo tálamo medial, núcleo acumbente, prosencéfalo basal e outras regiões. Circundando o hipotálamo estão as demais estruturas subcorticais do sistema límbico: a área pré-ótica, o septo, a área para-olfativa, os núcleos anteriores do tálamo, porções dos gânglios da base, o hipocampo e a amígdala.
Como estudante do curso de psicologia, acredito ser de suma importância conhecer como se dá o funcionamento do sistema Límbico, e como as alterações no seu funcionamento podem influenciar nas manifestações emocionais e fisiológicas, pois na maioria das vezes, quando isso ocorre, os mecanismos mentais e cognitivos de sentir, falar e agir, ficam comprometidas, entrando em funcionamento o sistema somático, para expressar as emoções suprimidas, surgindo assim. Doenças de diversas naturezas.
Em 1937, o neuroanatomista James Papez publicou um trabalho famoso, no qual propunha uma nova teoria para explicar o mecanismo da emoção. Este mecanismo envolveria as estruturas do lobo límbico, do hipotálamoe do tálamo, todas unidas por um circuito hoje conhecido como circuito de Papez. Estas estruturas compreenderiam um mecanismos harmonioso, que não só elaboraria o processo subjetivo central da emoção, mas também participaria de sua expressão. O trabalho de Papez foi fundamentalmente teórico e especulativo, embora ele chamasse a atenção para certos dados clínicos, como as dramáticas alterações do comportamento emocional causadas pela raiva (hidrofobia), cujo