sistema kanban
CONSTRUÇÃO CIVIL
FICHA TÉCNICA
Empresa: Fibra Engenharia
Data de implementação das práticas:
Desde Dezembro de 2003
Responsável: Engenheiro Francisco
Eugênio Montenegro da Rocha –
Diretor-Presidente da Empresa
Contato: eugenio@fibraonline.com.br
INTRODUÇÃO
Os dois pilares do Sistema Toyota de
Produção são o just-in-time e a automação com toque humano, ou autonomação.
Assim, duas importantes ferramentas nesse novo modo de produção são o Andon e o
Kanban.
Sendo a Construção Enxuta a aplicação de táticas da Produção Enxuta (termo genérico que se refere ao modo de produção do Sistema Toyota de Produção) na construção civil, esses dispositivos também são relevantes na busca pela redução dos desperdícios na construção.
Tradicionalmente utilizado na indústria manufatureira, o Andon é um dispositivo de controle visual sob a forma de um quadro, que possibilita acompanhar o andamento dos processos de trabalho, informando sobre possíveis problemas e pedidos de intervenção.
O Andon, termo em japonês que significa lâmpada, ao identificar as falhas ocorridas, permite que as devidas providências sejam
tomadas, evitando-se novos erros e otimizando o processo produtivo (melhoria contínua). O Kanban, cujo significado é cartão, pode ser entendido como um intercâmbio de informações sobre a produção e o transporte de itens, através de cartões preenchidos com dados sobre essas ações.
É
importante ressaltar que a implementação e uso dos conceitos e resultados apresentados dependem do contexto de cada empresa.
O ANDON NA EMPRESA
Nas obras da Fibra Engenharia, o Andon funciona através do controle, por parte dos operários, de um interruptor de três seções que acendem lâmpadas em um quadro localizado na sala da administração da obra.
Figura 1 – Quadro localizado na administração da obra (Fonte: Fibra Engenharia)
PROJETO CAPACITAÇÃO PARA INOVAÇÃO – COORDENAÇÃO: SINDUSCON - BA
1
ANDON E