Sistema integrado
TURMA: 6º EPGI-MANHÃ
MATERIA: SISTEMA INTEGRADO DE MANUFATURA
PROFESSOR: JUNE
ALUNA: RAQUEL DE OLIVEIRA FERREIRA
PERGUNTA: O QUE SERIA UM SISTEMA INTEGRADO IDEAL NO MEU PROCESO E O QUE EU UTILIZO HOJE DE SISTEMA INTEGRADO?
Um sistema integrado ideal no meu processo, seria todos os setores interagidos entre si, em um único sistema.
Hoje em dia no meu trabalho a busca da integração das etapas do processo produtivo vem sendo estudado em busca de reduções de custos de tempo de trabalho, tornando – se imprescindível no sentido de auxiliar no desenvolvimento de novos produtos, na qualidade do produto, e na competitividade do mercado automotivo.
Algumas ferramentas computacionais são utilizadas em minha empresa, permitindo o desenvolvimento de produtos desde a concepção, projeto e fabricação do ferramental necessário para a produção de um produto ou fabricação de protótipo.
Para isso podemos citar um equipamentos de digitação tridimensional, máquinas ferramenta ou torno CNC (comando numérico computadorizado) industrial, associados a banco de dados de parâmetros de usinagem e ferramentas de corte, otimizando o produto final. Neste método, a programação é feita direto na máquina e o programador, com a geometria à disposição, define o percurso da ferramenta e transforma em linguagem (função de máquina). É utilizado em eventuais modificações, para otimização de programas na máquina, e na programação de peças usinadas que são de simples geometrias. Isto mostra um tipo sistema de integração de manufatura, pois a vantagem dela é que o tempo que seria gasto para o operador fazer calculo com trajetórias é transferido para a maquina.
Outro tipo de sistema integrado usada em nosso processo hoje é a IMDS, possibilitada pela internet possibilitando a comunicação via fornecedor e clientes na indústria automotiva, na verdade o IMDS é uma metodologia baseada na Web para submissão de substancias presentes fornecidos as empresas signatárias ou seja