Sistema imunológico lECTINA
Rev. bras. alerg. imunopatol.
Copyright © 2007 by ASBAI
ARTIGO DE REVISÃO
Lectina ligante de manose (MBL): características biológicas e associação com doenças
Mannan-binding lectin (MBL): biological characteristics and diseases association
Elisandra G. Carvalho1; Shirley R. R. Utiyama1;
Lorete M. S. Kotze2, Iara T. Messias Reason1
Resumo
Abstract
Objetivo: Fazer levantamento de dados recentes relacionados a aspectos estruturais e biológicos da lectina ligante de manose (MBL), assim como da sua participação na fisiopatogenia de diversas doenças.
Fonte de dados: Informações contidas em livros, assim como em periódicos acessados principalmente através do Portal da Capes e Pubmed.
Síntese dos dados: A MBL é uma proteína com importante participação no sistema imunológico inato e representa a proteína central da ativação da via das lectinas do complemento.
A concentração plasmática da MBL é determinada geneticamente e varia significativamente entre os indivíduos. A MBL reconhece unidades de açúcares como N-acetil-glucosamina, manose, N-acetil-manosamina, fucose e glucose na superfície de microorganismos, possibilitando a interação com vírus, bactérias, leveduras, fungos e protozoários, levando à sua opsonização e fagocitose. Dados recentes mostram que a MBL participa na modulação da inflamação e apoptose ao ligar-se a receptores na superfície de fagócitos. A MBL apresenta papel complexo nas doenças. Sua deficiência tem sido associada a maior susceptibilidade a doenças infecciosas, especialmente por patógenos extracelulares. Por outro lado, altas concentrações de
MBL sérica têm sido associadas a infecções por microorganismos intracelulares como Leishmania spp. e M. leprae. Há evidências que a MBL também tem participação em condições como abortos espontâneos, doenças autoimunes e inflamatórias.
A MBL é considerada uma proteína de fase aguda, embora apresente aumentos séricos modestos quando comparada à proteína C reativa