Sistema Imunológico - Histologia
Diferencie sistema imunológico inato e adaptativo.
No sistema imunológico adaptativo, os antígenos do microorganismo invasor reagem com anticorpos da superfície dos linfócitos, ativando estas células. Estes linfócitos ativados proliferam e se diferenciam em células da memória imunitária e em plasmócitos, secretores de anticorpos, para neutralizar o microorganismo. No sistema imunológico adaptativo, os linfócitos T citotóxicos (citolíticos) são ativados pelo contato com uma célula que apresenta na superfície antígenos virais em complexo com moléculas MHC I. Esta ativação leva à produção de células T citotóxicas da memória imunitária e ao aparecimento de linfócitos T citotóxicos produtores de perforinas, que rompem a membrana plasmática das células infectadas pelo vírus. Isto mata os vírus, pois os mesmos só podem viver dentro das células.
Classifique os tipos de Ig (imunoglobulinas) com suas respectivas ações.
Na espécie humana, há cinco classes principais de imunoglobulinas: IgG, IgA, IgM, IgD e IgE.
A IgG serve como modelo para as outras classes. As regiões Fc de diversas imunoglobulinas reagem com receptores específicos, localizados na superfície de vários tipos celulares. Há também os fragmentos Fab, nos quais a sequência de aminoácidos é muito variável, sendo responsável pela especificidade da combinação do epitopo. A IgG é a única imunoglobulina que atravessa a barreira placentária humana e passa para o sangue fetal, contribuindo para a defesa imunitária do recém-nascido.
A IgA existe em pequena quantidade no sangue. Sob a forma de SIgA, é o principal anticorpo encontrado na lágrima, no leite, na saliva, nas secreções nasal e bronquial, na secreção contida no lúmen do intestino delgado, na secreção da próstata e no líquido que umedece a vagina. SIgA é muito resistente às enzimas proteolíticas e, por isso, adaptada para atuar nas secreções sem sofrer inativação pelas enzimas aí presentes.
A IgM predomina no início das