Sistema Imunologico
Bases Celulares da Imunidade
O Sistema Imune Humano é Constituído de Trilhões de Linfócitos.
Os linfócitos são pertencentes à classe de células brancas do sangue e são responsáveis pela especificidade imunológica. São encontrados em grande número no sangue, na linfa e em órgãos linfóides especializados como o timo, linfonodos, baço e apêndice cecal (dos vertebrados). Nos invertebrados as células de defesa são os macrófagos e neutrófilos.
Em massa celular, o sistema imune é comparável a massa celular do fígado ou do cérebro, constituindo um dos principais componentes do sangue e sendo demonstrado apenas no final da década de 50, seu papel central na imunidade, em experimento realizado com camundongos intensamente irradiados, onde foi possível estabelecer que os linfócitos são células responsáveis para respostas mediadas por células e resposta de anticorpo.
Linfócitos B Compõem a Resposta Humoral de Anticorpos, Linfócitos T Compõem a Resposta Imune Mediada por Células.
Os linfócitos T são desenvolvidos no timo e são responsáveis pela resposta imune mediada por células; os linfócitos B desenvolvem-se na medula óssea de indivíduos adultos ou no fígado fetal e produzem anticorpos. Esta especificidade foi demonstrada em experimentos com animais, onde mostraram que a timectomia em animais neonatos impedia a resposta imune mediada por células e em aves, com a remoção da Bursa de Fabricius, elas não apresentavam a capacidade de produzir anticorpos, mas tinham resposta mediada por células normal. O mesmo foi observado posteriormente em crianças com deficiências na imunidade mediada por células geralmente apresentando também alterações no timo e em crianças que não eram capazes de produzir anticorpos, com imunidade mediada por células normal.
Existem duas classes de linfócitos T, os linfócitos T helper e T citotóxicos. Os T helper auxiliam na produção de anticopos pelos linfócitos B e os T citotóxicos matam as células infectadas, pois estão