Sistema Imune
A função fisiológica do sistema imunológico e proteger os indivíduos contra as infeções.
A imunidade inata é a primeira linha de defesa, mediada por células e moléculas que estão sempre presentes e prontas para eliminar os micro-organismos infecciosos. A imunidade adquirida é a forma de imunidade estimulada pelos patógenos, tem uma especificidade fina para substancias estranhas e responde de maneira mais eficaz a cada exposição subsequente aquele microorganismo.
Os linfócitos são as células do sistema imunológico adquirido e as únicas células com receptores antigênicos distribuídos clonalmente. A imunidade adquirida é formada pela imunidade humoral, na qual os anticorpos neutralizam e erradicam os micro-organismos extracelulares e toxinas, e a imunidade celular, na qual os linfócitos T erradicam os patógenos intracelulares.
A resposta imunológica adquirida consiste em fases sequenciais: reconhecimento dos antígenos pelos linfócitos, ativação dos linfócitos para que proliferem e se diferenciem em células efetoras e de memoria, eliminação dos micro-organismos, declínio da resposta imunológica e memoria duradoura.
Existem diferentes populações de linfócitos que desempenham funções distintas e que podem ser diferenciadas pela expressão de determinadas moléculas na membrana.
Os linfócitos B são as únicas células que produzem anticorpos.
Os linfócitos B expressam anticorpos de membrana, que reconhecem os antígenos, e as células B efetoras secretam anticorpos, que neutralizam e eliminam os antígenos.
Os linfócitos T reconhecem fragmentos peptídicos dos antígenos proteicos apresentados por outras células. Os linfócitos T auxiliares ativam as células fagocitárias para que destruam os micro-organismos ingeridos, e os linfócitos B, para que produzam anticorpos. Os CTl..s (citotóxicos) destroem as
células infectadas que apresentam patógenos em seu citoplasma. As APCs capturam os antígenos dos micro-organismos que entram pelos