Sistema genital
Através de Barber, Rob descobre sua verdadeira vocação...ser médico. Ao conhecer um médico judeu, percebe que ele possui um conhecimento muito maior que os britânicos, porém devido a intolerâncias religiosas, não está disposto a aceitá-lo como aprendiz.
Então, Rob decide ir para a Pérsia e estudar com o grande príncipe dos médicos: Abu Ali at-Hussain ibn Abdullah ibn Sina. Porém há muitos obstáculos, além da grande distância e o idioma desconhecido, a escola de médicos não aceita cristãos, só judeus e muçulmanos podem estudar na grande Madrassa (Escola).
Contrariando todos os preceitos religiosos, Rob se disfarça de judeu e se torna Jesse Ben Benjamin. Em sua jornada encontra o amor, amizades sinceras, companheirismo, generosidade e o respeito pelo próximo, mas também se depara com a cobiça, interesses políticos, traição e intolerância.
Sua sede de conhecimento o faz ignorar os riscos de ser descoberto e depois de muito esforço e sacrifícios, ele consegue se tornar Hakim (Médico).
De volta à sua terra natal, quer colocar em prática tudo o que aprendeu, mas só encontra ignorância e rejeição. Menosprezado pelos médicos de Londres, é tido como impostor e o ciúme coloca sua vida em perigo.
Então ele percebe que todo seu esforço e busca de conhecimento fora apenas uma maneira exercer seu ‘dom’, ajudando e dando amparo aos seus semelhantes. O físico é um livro que te emociona e prende do inicio ao fim. O autor incrementa à ficção, detalhes de culturas e religiões de onde seu personagem passa. Modos de vida,