sistema fotovoltaico
Os sistemas fotovoltaicos são baseados em painéis ou módulos compostos de células fotovoltaicas, dispositivos que captam a energia da luz solar e produzem corrente elétrica. Essa corrente produzida pelos módulos fotovoltaicos é coletada e processada por inversores eletrônicos, podendo ser utilizada para reduzir a conta de eletricidade ou até mesmo tornar o consumidor totalmente independente em energia elétrica.
Funcionamento
A eletricidade é produzida nos painéis fotovoltaicos, que por sua vez vai para o inversor – responsável por deixá-las com as características da rede elétrica. Ao ser instalada em edificações, a eletricidade solar pode ser utilizada em eletrodomésticos e lâmpadas, trazendo enormes benefícios.
O Brasil é um local privilegiado para uma indústria fotovoltaica devido à abundância de Sol e das maiores reservas de silício do mundo, o que consequentemente causa geração de emprego, retorno em impostos pagos e benefícios para a rede elétrica.
Tipos de sistemas fotovoltaicos
Sistema Conectado à Rede
O sistema conectado à rede é recomendado para instalações residenciais e empresariais. Possui instalação simplificada e baixa manutenção, pois não necessita de baterias e a utiliza-se da Resolução 482 da ANEEL para gerar economia de luz imediata e garantia de abastecimento de eletricidade por conta da conexão à rede da concessionária elétrica.
Sistema Autônomo
O sistema autônomo é recomendado para projetos em condições especiais, onde não há transmissão de energia elétrica – como área rural e projetos em local remoto.
UPS Solar
O sistema UPS Solar é recomendado para instalações residenciais e empresariais em que se deseja ter a segurança de abastecimento para operações críticas, além de economia