Sistema Financeiro
BANCOS MÚLTIPLOS COM CARTEIRA COMERCIAL
Os bancos múltiplos são instituições financeiras privadas ou públicas que realizam as operações ativas, passivas e acessórias das diversas instituições financeiras, por intermédio das seguintes carteiras: comercial, de investimento e/ou de desenvolvimento, de crédito imobiliário, de arrendamento mercantil e de crédito, financiamento e investimento.
BANCOS COMERCIAIS
Os bancos comerciais são instituições financeiras privadas ou públicas que têm como objetivo principal proporcionar suprimento de recursos necessários para financiar, a curto e a médio prazos, o comércio, a indústria, as empresas prestadoras de serviços, as pessoas físicas e terceiros em geral.
Caixas econômicas
Caixa econômica ou Caixa de aforro é uma instituição financeira de carácter público, mutualista ou cooperativo que tem como finalidade acorrer a necessidades sociais e a gestão de aforros, ainda que agindo segundo critérios de mercado. As caixas econômicas são fundações de carácter especial que podem ser de origem pública ou privada, não têm acionistas e oferecem os mesmos produtos e serviços que os bancos comerciais.
Cooperativas de Crédito
Cooperativa de Crédito é uma associação de pessoas, que buscam através da ajuda mútua, sem fins lucrativos, uma melhor administração de seus recursos financeiros.[1]
O objetivo da cooperativa de crédito é prestar assistência creditícia e a prestação de serviços de natureza bancária a seus associados com condições mais favoráveis.
BANCOS MÚLTIPLOS SEM CARTEIRA COMERCIAL
Bancos múltiplos sem carteira comercial, tem necessariamente a carteira de investimentos, se isso não ocorrer, a instituição fica impedida de captar depósitos à vista.
Bancos de investimento Os bancos de investimento são instituições financeiras privadas especializadas em operações de participação societária de caráter temporário, de financiamento da atividade produtiva para suprimento de capital