SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL
Curso de Administração – Manhã
SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL:
Análise Fundamentalista e Análise Técnica
Belo Horizonte
1º semestre de 2012
SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL:
Análise Fundamentalista e Análise Técnica
Trabalho a ser apresentado à disciplina Sistema Financeiro Nacional do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
Orientador: Marcos de Azevedo Reis
Belo Horizonte
1º semestre de 2012
LISTA DE GRÁFICOS
Gráfico 01 – Exemplificação do Gráfico de Barras 10
Gráfico 02 – Exemplificação do Gráfico de Candles 11
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 6
2. ANÁLISE FUNDAMENTALISTA 7
2.1 Métodos de Análise Fundamentalista 7
3. Análise Técnica 9
3.1 Métodos de Análise Técnica 9
4. CONCLUSÃO 13
REFERÊNCIAS 14
1. INTRODUÇÃO
Esse trabalho tem como escopo a conceituação de duas importantes ferramentas para a análise de ativos: Análise Técnica e Análise Fundamentalista.
2. ANÁLISE FUNDAMENTALISTA
Análise fundamentalista é o estudo dos fatores que afetam as situações de oferta e demanda de um mercado, com o objetivo de determinar o valor intrínseco de um ativo. Através dessa análise, o analista está apto a comparar o preço encontrado com o preço do mercado e classificá-lo como sobre avaliado com sinalização de venda, sub avaliado com sinalização de compra ou que seu preço é condizente (justo) com o praticado pelo mercado1.
Em vista disso, a análise fundamentalista define qual o ativo deve ser comprado ou vendido. Esta análise geralmente está atrelada a grandes movimentos no longo prazo e não prediz o tempo certo para entrar ou sair do mercado2.
Marcus (2002) define análise fundamentalista como a determinação do valor presente de todos os pagamentos que os acionistas receberão por cada ação. Para isso, os analistas devem levar em