Sistema financeiro nacional
Faculdade de Alagoas –FAL
Curso de Administração Financeira
“Sistema Financeiro Brasileiro”
Luiz Henrique Henrique Buarque Luana Caroline José Alain Euryjones Cleristton
Maceió, 2006.
Sociedade de Ensino Superior de Alagoas – SESAL
Faculdade de Alagoas –FAL
Curso de Administração Financeira
Trabalho apresentado à disciplina Economia Nacional e Internacional, ministrado pelo Prof.º Adelmo Martins do Curso de Adm. Financeira.
Maceió, 2006.
Estrutura do sistema financeiro nacional O Sistema Financeiro Nacional pode ser entendido como um conjunto de instituições e instrumentos financeiros que visam transferir recursos dos agentes econômicos superavitários para os agentes econômicos deficitários. Todo processo de desenvolvimento de uma economia exige a participação crescente de capitais, que são identificados por meio da poupança disponível dos agentes econômicos e direcionados para os setores produtivos que deles necessitam, através dos intermediários financeiros. É em função desse processo de distribuição de recursos que se evidencia a função econômica e social do sistema financeiro.
Grande parte do desenho institucional do Sistema Financeiro Nacional (SFN), alterou-se em uma ampla reforma estrutural do setor a partir de 1964 quando, até então, era composto por bancos de desenvolvimento, nacionais ou estaduais, como o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), o Banco do Nordeste (BN) ou, ainda, o Banco da Amazônia (BA), Caixas Econômicas, Federal (CEF) e Estaduais (CEE), além de bancos comerciais, cooperativas de crédito financiadoras e de capitalização, distribuidoras e