Sistema Financeiro Nacional Elaine
ELAINE DE OLIVEIRA SANTOS
SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL
SISTEMA DE PAGAMENTO BRASILEIRO
CURITIBA
2014
Sistema Financeiro Nacional
O dinheiro é fundamental e uma das engrenagens mais importante para o desenvolvimento do mundo, contudo, cada país, estado e cidade se organizam de diferentes formas para obter o seu próprio modo de conquistar seu dinheiro.
Essa organização tem como objetivo buscar o maior número de riquezas e esta alinhado com uma serie de importantes órgãos do estado. No Brasil esse órgão que forma estratégias econômicas do país, chama-se Sistema Financeiro Nacional e sua função é controlar as instituições ligadas às atividades econômicas do país, no entanto, este sistema possui outras funções e também outros componentes que fazem parte dele.
Dentro do Sistema Financeiro Nacional, existem grupos, sendo o mais importante chamado de Conselho Monetário Nacional. Esse conselho é fundamental na tomada de decisões para que o país trabalhe de forma sadia.
O Conselho Monetário Nacional possui alguns integrantes cada um com suas funções, a partir disso, considera-se o membro mais importante o Banco Central do Brasil, o mesmo é responsável pela produção de papel-moeda e de moeda metálica, dinheiro que circula no país, junto ao Conselho Monetário Nacional ele tem a função de fiscalizar as instituições financeiras do país, realizar operações bancárias, como empréstimos, cobrança de crédito entre outros de outras instituições financeiras.
O Banco Central é considerado o banco mais importante do Brasil, ou seja, uma pode-se dizer “Banco dos Bancos”. A forma que diversas entidades possuem para se organizar é através do Sistema Financeiro Nacional, através disso o governo mantém funcionando adequadamente, utiliza-se o mesmo para ter um acompanhamento e também a coordenação das atividades financeiras que estão acontecendo no Brasil, o acompanhamento é realizado a partir da fiscalização e a coordenação é