Sistema financeiro internacional/ nacional e padrão ouro
Conceito: Conjunto das instituições financeiras ou intermediadores financeiros, que possibilitam a transferência de recursos (moeda) de ofertadores para tomadores.
Função do SFN: é a de regulamentar, fiscalizar e executar as operações necessárias à circulação da moeda e do crédito na economia.
É composto por diversas instituições. Se o dividirmos, teremos dois subsistemas: * O primeiro é o normativo, formado por instituições que definem as regras e diretrizes de funcionamento, além dos parâmetros para a intermediação financeira e fiscalizar a atuação das instituições operativas. Tem em sua composição: o Conselho Monetário Nacional (CMN), o Banco Central do Brasil (Bacen), a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e as Instituições Especiais (Banco do Brasil, BNDES e Caixa Econômica Federal).
* O segundo é o operativo, Em sua composição estão as instituições que atuam na intermediação financeira e tem como função operacionalizar a transferência de recursos entre fornecedores de fundos e os tomadores de recursos, a partir das regras, diretrizes e parâmetros definidos pelo subsistema normativo. Estão nessa categoria as instituições financeiras bancárias e não-bancárias, o Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo (SBPE), além das instituições não financeiras e auxiliares.
Sistema Financeiro Internacional: é a estrutura de acordos, regras, convenções e instituições em que os mercados internacionais e firmas operam.
Principal Função: Possibilitar a liquidez dos países, Realizar pagamentos e Prover unidade estável de valor
(Comércio Internacional; movimento de capital; transações cambiais, taxa de