Sistema Excretor
Excreção: é a eliminação de substancias nitrogenadas tóxica, resultante do metabolismo celular, a fim de atingir um estado de equilíbrio interno, ou homeostase.
Nosso organismo promove uma reação entre o oxigênio obtido através da respiração e os diversos compostos orgânicos resultantes da digestão de alimentos. Esses produtos que além de energia, formam-se gás carbônico, água, uréia e ácido úrico, resíduos tóxicos, estes que necessitam ser eliminados. A uréia e o acido úrico são substância nitrogenadas que constituem as excretas e são eliminadas pelo nosso sistema excretor que tem as seguintes finalidades:
Eliminação de resíduos do metabolismo celular.
Manutenção do equilíbrio de água e sais minerais dos líquidos corpóreos.
Anatomia do Sistema Urinário
O sistema urinário é formado por dois rins, e vias urinárias.
Os rins são os principais órgãos do corpo humano, são de cor vermelho-escura, tem a forma de grão de feijão e mede cerca de 10 cm de comprimento, situam-se na cavidade abdominal, ao lado da coluna vertebral. Possui duas partes: a externa chamada de córtex e uma interna chamada de medula.
Já as vias urinárias são compostas de:
Ureteres_ são tubos compridos e finos que coletam a urina formada nos rins, transportando-a até a bexiga;
Bexiga_ é uma bolsa onde desembocam os ureteres. Localiza-se na parte inferior do abdome e serve de depósito para a urina. A bexiga reserva, em média, de 200 a 300 cm cúbicos de urina. A pessoa adulta elimina cerca de 1,5 litro de urina por dia.
Uretra_ é o canal que conduz a urina da bexiga ao exterior.
Funcionamento do Rim
O Rim é um órgão funcional essencial ao nosso organismo, pois ele funciona como se fosse um filtro dentro de nós. Em cada rim são encontrados milhares de estruturas denominadas néfrons, que estão ligados ao sistema sanguíneo por veias e artérias. Cada rim é composto de 18 lóbulos, onde se encontram os nefrônios. Estes são responsáveis pela filtração do