Sistema Excretor Mamíferos
Alvaro Moro da Silva
SISTEMA EXCRETOR DOS MAMÍFEROS
Nova Mutum – MT
2013
Alvaro Moro da Silva
SISTEMA EXCRETOR DOS MAMÍFEROS
Projeto de Pesquisa apresentado como pré – requisito na disciplina de Anatomia Animal da União do Ensino Superior de Nova Mutum – UNINOVA sob orientação da professor Thiago Schimdt.
Nova Mutum – MT
2013
Introdução
Os nutrientes ganham as células e farão parte do metabolismo celular. Para que ocorra a síntese das proteínas (os hormônios circulantes, formadores das paredes celulares, dos tecidos), das gorduras (tomam parte na composição das membranas celulares) e outras substâncias, as células necessitam de energia, só assim sobrevivem.
Essa energia é obtida por uma reação de combustão (queima) conhecida como respiração celular. Nesse processo, a glicose (obtida na digestão e trazida pelo sangue a cada uma das células) e o oxigênio (obtido na respiração pulmonar e trazido a cada uma das células pelo sangue) sofrem uma reação química, que libera energia e tem como produtos a água e o gás carbônico.
As células realizam seus processos metabólicos dos quais restam resíduos, que são conhecidos como excretas, pois não servem às células e são até mesmo tóxicos. O processo de eliminação dos resíduos do metabolismo pelo corpo é conhecido como excreção. Nos corpos dos animais existe um delicado equilíbrio físico-químico dentro e fora das células. A manutenção desse equilíbrio é feita pela sistema excretor.
Sistema Excretor
A excreção tem por principal função eliminar substâncias nitrogenadas e regular a quantidade de água nos indivíduos. Os excretas nitrogenados podem ser eliminados sob diferentes formas, dependendo do animal: aminoácidos, ureia e ácido úrico.
Os rins e vias urinárias constituem o sistema urinário