Sistema Excretor - Biologia
A função do sistema excretor é eliminar as substâncias que estão em excesso, a fim de manter o equilíbrio essencial para o bom funcionamento da célula com o meio.
Os rins filtram todas as substâncias da corrente sanguínea, a urina é formada destes resíduos. A urina é formada continuamente no rim e acumulada na bexiga
Os rins estão localizados na parte dorsal do abdome, abaixo do diafragma, constituído de tecido conjuntivo. No rim estão localizadas as unidades filtradoras, os néfrons.
O néfron, é a unidade funcional dos rins, é constituído de duas partes: o corpúsculo renal e o túbulo néfrico ou renal, nele ocorrem a filtração, a reabsorção e a secreção.
Através da excreção são eliminadas substâncias tóxicas fabricadas pelo metabolismo celular. Além da urina, essas substâncias podem ser eliminadas também pela pele através do suor, e pelo sistema respiratório, quando é eliminado o gás carbônico. O suor tem a função de resfriar o corpo.
Os ureteres é o tubo que liga o bacinete de cada rim à bexiga urinária.
O compartimento onde é depositada a urina por algum tempo é a bexiga, uma vez que o sangue é filtrado a todo o momento. Sua capacidade é de 250 ml, e é constituída por músculos lisos.
A uretra é o canal por onde a urina é eliminada. Os músculos que pressionam o canal da uretra fechando-o ou abrindo-o, são os esfíncteres.
Rins
São protegidos pela cápsula renal. São constituídos por:
Zona Cortical ou córtex – camada externa de aspecto granuloso.
Zona medular ou medula – camada intermédia de aspecto estriado compreende as pirâmides renais ou pirâmides de malpighi.
Bacinete – zona central que recolhe a urina e envia para o ureter.
Vias urinárias conduzem a urina para o exterior do organismo.
Ureteres – canais que conduzem a urina dos rins à bexiga
Bexiga - órgão elástico que armazena a urina.