Sistema Esquelético
Prof.ª Ft. Juliana Ap. Rosa Pfister
INTRODUÇÃO
Um osso é um órgão composto de diversos tecidos diferentes funcionando em conjunto: tecido ósseo, cartilagem, tecido conjuntivo, epitélio, tecido adiposo e tecido nervoso.
O sistema esquelético compreende um conjunto de ossos e cartilagens que se interligam para formar o arcabouço do corpo e desempenhar várias funções.
Os ossos são definidos como peças rígidas, de número, coloração e formas variáveis.
O estudo da estrutura óssea e o tratamento dos distúrbios ósseos é chamado de osteologia.
INTRODUÇÃO
O esqueleto humano adulto consiste em
206 ossos específicos; a maioria deles é dupla, com um membro de cada par no lado direito do corpo e o outro no esquerdo.
Os esqueletos de recém-nascidos e crianças têm mais de 206 ossos, porque alguns dos ossos se fundem no decorrer da vida.
Exemplo: ossos do quadril (ísquio, púbis e ílio) – se soldam para formar um osso único no adulto.
INTRODUÇÃO
1 – Cóccix
2- Ílio
3- Ísquio
4- Pube
FUNÇÕES DOS OSSOS E DO
SISTEMA ESQUELÉTICO
SUPORTE
E
SUSTENTAÇÃO: O esqueleto é o arcabouço estrutural do corpo, sustentando os tecidos moles e fornecendo pontos de fixação para os tendões da maioria dos músculos esqueléticos.
PROTEÇÃO: O esqueleto protege os órgãos internos mais importantes contra lesões. Por exemplo, os ossos do crânio protegem o encéfalo, a coluna vertebral protege a medula espinhal e a caixa torácica protege o coração.
FUNÇÕES DOS OSSOS E DO
SISTEMA ESQUELÉTICO
FUNÇÕES DOS OSSOS E DO
SISTEMA ESQUELÉTICO
SISTEMA
DE
ALAVANCAS
(assistência ao movimento): A maioria dos músculos esqueléticos se fixa aos ossos; quando os músculos se contraem, tracionam os ossos para produzir movimento.
ARMAZENAMENTO
MINERAL: O tecido ósseo armazena diversos minerais, especialmente cálcio e fósforo, que contribuem para a resistência dos ossos.
FUNÇÕES DOS OSSOS E DO
SISTEMA