Sistema Esquelético
1) Histologia
Características: é o tecido que mais sofre modificações. Caracteriza-se por ser muito rígido e bastante resistente. É composto pela matriz óssea, por células, pelo periósteo e pelo endósteo.
O endósteo é formado por fibras reticulares e osteoblastos.
O periósteo é composto pela camada fibrosa, mais interna, e pela camada osteogênica, mais externa. Ele se encontra aderido à superfície externa da diáfise do osso. Funções: proteção e sustentação são as principais. Além disso, se destaca por participar do sistema de alavanca, dar apoio para os músculos, aumentar a coordenação e a força dos movimentos, e armazenar substâncias como cálcio e fosfato. Células do tecido:
Osteoblastos: são células jovens que produzem a parte orgânica da matriz óssea. Localizam-se na periferia das trabéculas. A forma destas células está diretamente ligada ao estado de ativação dos osteoblastos. Quanto ativos, são cubóides e quanto inativos são achatados.
Osteócitos: localizam-se no interior da matriz, ocupando os osteoplastos.
Osteoclastos: são células polinucleares, grandes e globosas. Localizam-se nas superfícies das trabéculas ósseas e participam do processo de reabsorção do tecido ósseo. Quando fazem depressão na matriz, formas as lacunas de Howship.
Divisão do tecido ósseo:
Osso compacto (denso) Osso esponjoso (lacunar/reticulado)
Diferenças:
Compacto
Esponjoso
Espaços Medulares
Praticamente não tem
Muito Amplos
Trabéculas
-------------
Várias – Aspecto Poroso
Canais
Volkmann e Havers
--------------
Capacidade Regenerar
Sim
Sim
Canais de Volkmann: perpendiculares ao osso Levam os vasos sangüíneos
Canais de Havers: paralelos ao