Sistema esqueletico
O esqueleto adulto possui 206 ossos e é dividido em duas partes: axial e apendicular. A primeira é constituída dos ossos da cabeça e do tronco. Inclui a caixa craniana - que abriga o cérebro e a região anterior do tubo - e a coluna vertebral, composta de vértebras interligadas de maneira articulada. É a articulação entre as vértebras que determina a grande flexibilidade da coluna vertebral. A parte apendicular é formado pelos ossos dos membros inferiores e superiores e pelos envolvidos no processo de locomoção, como os da bacia, pernas e pés.
Compostos de sais minerais, especialmente o fosfato de cálcio, os ossos também são estruturas vivas, repletas de células nutridas pelo sangue. O maior osso do corpo humano é o fêmur, ao longo da coxa.
Conceitos: * Osteologia: É o estudo dos ossos, ou seja, inclui o estudo das formações intimamente ligadas ou relacionadas aos ossos, com ele formando um todo. * Esqueleto: É um conjunto de ossos (aproximadamente 206 a 208 ossos, se considerando os ossos timpanais) e cartilagens que se interligam para formar nosso corpo e desempenhar várias funções. Os ossos são definidos como peças rígidas, de número, colocação e forma variáveis. * Funções do