Sistema Esqueletico do Corpo Humano
1 Conceito: é um conjunto de ossos e cartilagens que se interligam para formar o arcabouço do corpo e desempenhar várias fincões.
2. Funções:
Suporte;
Movimento;
Proteção de estruturas internas;
Estoque de minerais (cálcio, fósforo, sódio e sais minerais)
Formação do sangue através da medula óssea;
Postura.
3. Divisão do esqueleto:
Esqueleto axial ou mediano: cabeça, pescoço e tronco (tórax e abdome)
Esqueleto apendicular: membros inferiores e superiores
A união entre as porções axial e apendicular se faz por cinturas:
Cintura escapular: formada por escápula e clavícula – une membros superiores ao esqueleto axial;
Cintura pélvica: quadril, íleo, ísquio e púbis) 0 une os membros inferiores ao esqueleto axial.
4. Número de ossos: 206 ossos onde, cabeça (22), coluna vertebral (26), hióide (01), costelas e esterno (25), membros superiores (64) membros inferiores (62), ouvido (06).
5. Classificação dos ossos:
Longos: apresentam duas extremidades (epífises) e um corpo (diáfise). Ex: fêmur, úmero, radio, ulna, tíbia, fíbula e falanges.
Substância óssea esponjosa
Apresenta espaços medulares mais amplos, que dão um aspecto poroso ao tecido.
O osso esponjoso é o de menor peso, tem forma de grade, com espaços ósseos nos que se encontra a medula óssea. Existe a medula óssea vermelha, da qual produz grande quantidade de células do sangue e a medula óssea amarela que diminui a quantidade de células no sangue. Ao avançar da idade, nós perdemos medula óssea vermelha, e esta se transforma em amarela. Geralmente, o osso esponjoso localiza-se na parte interna da diáfise ou corpo dos ossos e nas extremidades ou epífise. O osso está revestido pelo periósteo que é uma membrana com uma particularidade fibrosa que se cola com firmeza a ele.
Substância óssea compacta
Apresenta pouquíssimo espaço medular, possuindo, no entanto, um conjunto de canais que são percorridos por nervos e vasos sangüíneos. Por serem uma estrutura inervada e irrigada, os