Sistema erp
A cada dia, mais e mais empresas vêm descobrindo a importância e a necessidade da utilização da tecnologia em seus negócios.
Desde o inicio da chamada globalização, fala-se no aumento da competitividade entre as empresas. E estas, por sua vez, começaram a perceber que, para estarem a altura de seus concorrentes, e mais do que isso, aptos a satisfazer a necessidade dos seus clientes, precisavam investir em tecnologia. Não apenas na tecnologia dos seus produtos, mas também na tecnologia da informação.
Até então, os sistemas utilizados pelas empresas eram departamentais, ou seja, cada departamento, possuía um sistema, que, não se comunicava com os demais. Isso tornava os processos mais lentos, uma vez que, dada a necessidade da informação, os mesmos dados deveriam ser digitados nos mais variados sistemas da empresa.Percebeu-se então que, para que as empresas pudessem competir entre si, precisariam agilizar seus processos, eliminando o re-trabalho de digitação dos dados, e a integração da informação.Este novo sistema foi denominado de Sistema de Gestão Integrada ou ERP (Enterprise Resource Planning).
ZWICKER e SOUZA (2003)[1] descrevem o surgimento dos sistemas de gestão integrada:
Os anos 90 assistiram ao surgimento e a um expressivo crescimento dos sistemas ERP (Enterprise Resource Planning) no mercado de soluções corporativas de informática. Entre as explicações para esse fenômeno, estão as pressões competitivas sofridas pelas empresas, que as obrigaram a buscar alternativas para a redução de custos e diferenciação de produtos e serviços. Em função desse contexto, as empresas foram forçadas a rever seus processos e sua maneira de trabalhar. As empresas reconheceram a necessidade de coordenar melhor suas atividades dentro de sua cadeia de valor para eliminar desperdícios de recursos, reduzindo o custo e melhorando o tempo de resposta às mudanças das necessidades do mercado.
2. Características dos sistemas ERP
Segundo ZWICKER e SOUZA (2003:65)