sistema endócrino
Introdução
As funções de todos os sistemas corporais são coordenadas pela ação conjunta dos sistemas nervoso e endócrino, que estão intimamente ligados para a regulação e integração dos processos do corpo e da homeostase.
O sistema endócrino atua na produção e liberação dos hormônios que alteram a atividade fisiológica de outros tecidos. É caracterizado como sistema de integração e composto pelas glândulas endócrinas que também são chamadas de glândulas sem ductos ou glândulas de secreção interna.
Atuando também na secreção de hormônios que são secretados no espaço extracelular ao redor das células secretoras e são lançados diretamente na corrente sanguínea, por meio da difusão pelos capilares para atingir os órgãos receptores.
Influenciam o metabolismo, coordenam e regulam outros processos do corpo, inclusive os relacionados com o ciclo menstrual ou eventos da gravidez.
O sistema endócrino é constituído por diversas glândulas e tecidos que secretam substâncias químicas responsáveis pelo controla da maioria das funções biológicas. As substâncias secretadas são chamadas hormônios que atuam em tecidos alvos e se ligando a receptores específicos, os produtos de secreção são veiculados pela corrente circulatória. Sendo responsáveis pelo crescimento, funcionamento e regulação de vários órgãos, incluindo a maioria das características morfológicas masculinas e femininas.
Glândulas e suas principais secreções
Hipotálamo
Além de ser responsável pela regulação da liberação e inibição dos hormônios da hipófise, também produz oxitocina e ADH (hormônio anti diuretico), que são posteriormente estocados no lobo posterior da hipófise.
Hormônio liberador da tireotropina
Fator liberador de corticotropina
Hormônio liberador de gonadotropina
Fator liberador do Hormônio do crescimento
Hormônio inibidor da liberação do GH
Fator inibidor da liberação de prolactina
Fator liberador de prolactina
Hipófise
Localizada na face inferior do