Sistema Endócrino
Introdução ao sistema endócrino:
O sistema endócrino esta relacionado principalmente com o controle das diferentes funções metabólicas do corpo, tais como controle das reações químicas nas células ou o transporte de substancias através das membranas celulares, ou com outros aspectos do metabolismo Celular, tipo crescimento e secreção. Alguns efeitos hormonais ocorrem em segundos, enquanto que outros levam vários dias ou simplesmente para começar e, a seguir, continuam por semanas ou ate mesmo por anos.
Ele é responsável por secretar hormônios para o sangue circulante através de glândulas, e esses hormônios, por sua vez, atuam sobre células-alvo em muitos pontos do corpo. As glândulas mais importantes são: hipófise, glândula tireoide, glândulas paratireoides, glândulas supra-renais, Pâncreas, Gônadas (ovários e testículos) e timo. Frequentemente o sistema endócrino interage com o sistema nervoso, formando mecanismos reguladores bastante precisos. O sistema nervoso pode fornecer ao sistema endócrino informações sobre o meio externo, enquanto que o sistema endócrino regula a resposta interna do organismo a esta informação. Dessa forma, o sistema endócrino em conjunto com o sistema nervoso atua na coordenação e regulação das funções corporais.
HIPÓFISE A hipófise é formada por duas partes distintas: glândula hipófise anterior e glândula hipófise posterior. A hipófise anterior secreta seis hormônios principais: hormônio do crescimento, hormônio tireoestimulante, hormônio adrenocorticotrópico, hormônio prolactina, hormônio foliculoestimulante e hormônio luteinizante.
Hormônio de crescimento
Secretado durante toda vida, embora o crescimento corporal cesse durante a adolescência tem função de promover o desenvolvimento e o aumento de todos os tecidos corporais e o aumento das dimensões de todas as células bem como o seu número. Tem sua secreção