sistema endrocno

2428 palavras 10 páginas
SISTEMA ENDÓCRINO





É formado pelo conjunto de glândulas que apresentam como atividade característica a produção de secreções denominadas hormônios, que são lançados na corrente sangüínea e irão atuar em outra parte do organismo, controlando ou auxiliando o controle de sua função.
Freqüentemente o sistema endócrino interage com o sistema nervoso, formando mecanismos reguladores bastante precisos. O sistema nervoso pode fornecer ao sistema endócrino informações sobre o meio externo, enquanto que o sistema endócrino regula a resposta interna do organismo a esta informação. Dessa forma, o sistema endócrino em conjunto com o sistema nervoso atuam na coordenação e regulação das funções corporais.
Os órgãos que têm sua função controlada e/ou regulada pelos hormônios são denominados órgãos-alvo. Os hormônios influenciam praticamente todas as funções dos demais sistemas corporais.
As glândulas são classificadas em três tipos:
 Glândulas Endócrinas: São aquelas cuja substancia produzida é lançada na corrente sangüínea.
Glândulas exócrinas – possuem um canal por onde o material secretado sai. As substâncias produzidas pela glândula exócrina são lançadas, através do canal, para a superfície da pele e para o interior do tubo digestivo.
Exemplos: Glândulas lacrimais, glândulas salivares, glândulas sudoríparas.
Glândulas Mistas ou anfícrinas – possuem, simultaneamente, atividades exócrina e endócrina, isto é, lançam produtos no canal de secreção e na corrente sanguínea.

As principais glândulas endócrinas do corpo são:

1. HIPOTÁLAMO
Localizado no cérebro diretamente acima da hipófise, é conhecido por exercer controle sobre ela por meios de conexões neurais e substâncias semelhantes a hormônios chamados fatores desencadeadores (ou de liberação), o meio pelo qual o sistema nervoso controla o comportamento sexual via sistema endócrino.
Apesar de produzir substanciais que mais tarde serão lançadas no sangue não é considerado glândula

Relacionados