Sistema Endocrino
. Introdução
O sistema Endócrino e formado por diversas glândulas e tecidos que produzem substâncias responsáveis pelo controle de boa parte das funções do corpo. Essas substâncias são denominadas hormônios. As glândulas que “ejetam” esses hormônios são chamadas de glândulas endócrinas. Portanto pode ser afirmar que elas são responsáveis pelo equilíbrio e perfeito funcionamento do organismo humano, a
homeostase.Sua
atividade
e
regulamentada
pelo
mecanismo
denominado “feedback” podendo ser negativo ou positivo. No feedback negativo quando o organismo apresenta a concentração de hormônios acima do necessário provocando a interrupção do lançamento desse hormônio na circulação sanguínea.
Já o feedback positivo quando o sistema apresenta nível de concentração baixo, a glândula precisa se estimulada para que o organismo atue com regularidade.
Todo esse sistema de regulagem e “checado” pela presença de moléculas receptoras localizadas na membrana celular todos tecidos que estão recebendo esses hormônios. Quando ligado a esses receptores eles induzem reações moleculares intracelulares para que a célula alvo exerça sua função.
2
Ação
Hormonal
com
principio
de
funcionamento
de
células
receptoras.
Fonte:
http://biologia.ifsc.usp.br/
Principais Glândulas Endócrinas Humanas
Essas Glândulas têm como força motor o sistema nervoso, criando assim um completo e sensível sistema de inter-relações neuroendócrinas. Esse sistema e formado pelas seguintes principais glândulas:
. Hipotálamo
. Hipófise
. Glândula Tireóide
. Glândula Supra – renal
. Glândula Pineal
. Glândula Paratireóide
. Pâncreas
. Gônadas
Localização das glândulas endócrinas para masculino e feminino. Fonte: http://biologia.ifsc.usp.br/
3
. Hipotálamo
Localizado no cérebro acima da hipófise, o hipotálamo e conhecido por exercer controle por meios de conexões neurais e substâncias semelhantes a
hormônios