SISTEMA ENDOCRINO
GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM
AMANDA PACHECO DE OLIVEIRA
SISTEMA ENDÓCRINO
JUIZ DE FORA
2014
AMANDA PACHECO DE OLIVEIRA
SISTEMA ENDÓCRINO
Trabalho apresentado a Universidade Federal de Juiz de fora,como requisito parcial para obtenção de notas.Orientado pelo professor Carlos Musse.
JUIZ DE FORA
2014
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO
2 GLANDULAS ENDOCRINAS
3 HORMÔNIOS E SUAS SECREÇÕES
4 DISTURBIOS CAUSADOS PELO MAL FUNCIONAMENTO DA TIROIDE
4.1 HIPERTIREOIDISMO
4.2 HIPOTIREOIDISMO
5 DISTURBIOS CAUSADOS PELO MAL FUNCIONAMENTO DO PÂNCREAS
5.1 PANCREATITE AGUDA E CRONICA
5.2 INSULINOMA
5.3GLUCAGOMA
5.4 GASTRINOMA
5.5 DIABETES
6 CICLO OVARIANO
6.1. FASE FOLICULAR
6.2 FASE DE OVULAÇÃO
6.3 FASE CORPO AMARELO OU LÚTEO
7 CONCLUSÃO
8 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
1 INTRODUÇÃO
Sistema endócrino é o conjunto de órgãos que apresentam como característica a síntese de secreções denominadas hormônios, que são lançados na corrente sangüínea e irão atuar no corpo como um todo, controlando ou auxiliando o controle de suas determinadas funções . Os órgãos que têm sua função regulada por esses hormônios são denominados órgãos-alvo. Neste trabalho objetivo é esclarecer pontos específicos como as principais glândulas endócrinas, os distúrbios causadas pelas glândulas tiróide e pâncreas e também relatar sobre o ciclo ovariano.
2 GLANDULAS ENDOCRINAS
As glândulas endócrinas estão presentes na espécie humana e também na maioria dos vertebrados e podem ser consideradas como órgãos que secretam hormônios que por sua vez são lançados diretamente na corrente sanguínea ou ate mesmo no sistema linfático. A principal característica destas glândulas é que elas tem a capacidade de regular as atividades do corpo humano através dos hormônios produzidos, mantendo a homeostasia