Sistema Endocrino
Grande parte do funcionamento do corpo humano depende da comunicação entre as células, realizada por meio de mensageiros químicos levados, pela circulação, a todas as partes do corpo. Essas substâncias são denominadas de hormônios, produzidas e liberadas por determinadas células, que atuam sobre outras células específicas, modificando seu funcionamento.
As células produtoras de hormônios estão geralmente reunidas em órgãos denominados glândulas endócrinas, que coordenam e integram as funções de forma lenta e indireta. Essas glândulas lançam seus hormônios diretamente no sangue, o que as distingue das glândulas exócrinas, que lançam suas secreções para fora do corpo. O conjunto de glândulas endócrinas constitui o sistema endócrino.
Nesse trabalho poderemos compreender melhor o funcionamento, importância e algumas patologias sobre o sistema endócrino.
2. SISTEMA ENDÓCRINO
O sistema endócrino é formado pelo conjunto de glândulas, as quais têm como característica a produção de secreções, chamadas de hormônios. As glândulas endócrinas lançam os hormônios diretamente na corrente sanguínea, por onde eles atingem todas as células do corpo.
O sistema endócrino, geralmente interage com o sistema nervoso, formando mecanismos reguladores eficazes. O sistema nervoso pode fornecer ao sistema endócrino informações sobre o meio externo, enquanto que o sistema endócrino regula a resposta interna do organismo a esta informação. Assim os dois juntos atuam na coordenação e regulação das funções corporais.
Os principais órgãos que formam o sistema endócrino são: a hipófise, o hipotálamo, a tireoide, as suprarrenais, o pâncreas, as gônadas (os ovários nas mulheres e os testículos nos homens) e o tecido adiposo.
Imagem Google
3. GLÂNDULA PINEAL
A glândula pineal tem a forma de um cone de pinha e no adulto, mede 8 mm de comprimento por 4 mm de largura e pesa 0,1 a 0,2 gramas. É um órgão parenquimatoso, derivado do teto