SISTEMA END CRINO
As glândulas endócrinas são glândulas e tecidos do corpo humano responsáveis pela produção de hormônios. Estes são responsáveis por regular várias funções do corpo humano através dos hormônios transportados pelo sangue aos vários órgãos.
Principais glândulas endócrinas do corpo humano: - Hipófise
- Glândula Pineal
- Timo
- Glândula Tireóide
- Glândula Supra-Renal
- Testículo (nos homens)
- Ovário (nas mulheres)
- Pâncreas
A Hipófise uma pequena glândula com cerca de 1 cm de diâmetro, está localizada abaixo do hipotálamo e posteriormente ao quiasma óptico, sendo ligada ao hipotálamo pelo infundíbulo, sendo envolvida pela dura-máter. A hipófise é considerada uma glândula mestra, pois secreta hormônios que controlam o funcionamento de outras glândulas e de várias funções do organismo como o crescimento e secreção do leite através das mamas.
Do ponto de vista fisiológico, a hipófise é divida em duas partes distintas: o lobo anterior (adeno - hipófise) e o lobo posterior (neuro - hipófise).
A adeno-hipófise sintetiza e secreta hormônios, como:
TSH (hormônio tireotrófico) - hormônio que estimula e regula a atividade da tireóide na produção dos hormônios T3 e T4;
ACTH (hormônio adrenocorticotrófico) - que controla a atividade do córtex da glândula supra-renal;
LH (hormônio luteinizante) - hormônio que regula as atividades das gônadas masculinas e femininas, como a produção de testosterona nos testículos, indução da ovulação e formação do corpo lúteo.
FSH (hormônio folículo-estimulante) - hormônio que atua na produção dos folículos, nos ovários; e dos espermatozóides, nos testículos.
GH (hornônio do crescimento) - hormônio que promove a captação de aminoácidos para a formação de proteínas. Com isso, esse hormônio atua no crescimento de todo o organismo, incluindo tecidos, ossos e cartilagens, promovendo o aumento na estatura principalmente dos jovens na puberdade. Após a puberdade, a produção desse hormônio cai consideravelmente.
Prolactina - esse