Sistema elétrico de potencia
Objetivo 3 Introdução Teórica 4 Geração de energia 6 Materiais e componentes utilizados 7 Procedimento 8 Conclusão 11
OBJETIVO 1. Estudar o processo de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica 2. Familiarização com os principais dispositivos empregados em uma instalação elétrica de baixa tensão.
INTRODUÇÃO
A energia elétrica que alimenta as indústrias, comércios e nossas residências é gerada principalmente em usinas hidrelétricas, onde a passagem de água pelas turbinas geradoras transforma a energia mecânica, originada pela queda d’água em energia elétrica.
No Brasil a GERAÇÃO de energia elétrica é 80% produzida a partir de hidrelétricas, 11% por termoelétricas e o restante por outros processos. A partir da usina a energia é transformada, em subestações elétricas e elevada a níveis de tensão (69/88/138/240/440/500/525/765 kV) e transportada em corrente alternada (60 hertz) através de cabos elétricos até as subestações abaixadoras, delimitando a fase de transmissão.
Já na fase de DISTRIBUIÇÃO (13,8/23/34, 5 kV), nas proximidades dos centros de consumo, a energia elétrica é tratada nas subestações com nível de tensão rebaixado e sua qualidade controlada, sendo transportada (TRÂNSMISSÃO) por redes elétricas aéreas ou subterrâneas, constituídas por estruturas (postes, torres, dutos subterrâneos e seus acessórios), cabos elétricos e transformadores para novos rebaixamentos (110/ 220/ 380/ 440 V) e finalmente entregue aos clientes de acordo com a capacidade de consumo instalada.
Quando falamos em setor elétrico referimo-nos normalmente ao Sistema Elétrico de Potencia (SEP), definido como o conjunto de todas as instalações e equipamentos destinados a geração, transmissão e distribuição de energia elétrica.
GERAÇÃO DE ENERGIA
ENERGIA HIDRELÉTRICA
No Brasil, a eletricidade é de origem predominantemente hidráulica.
A geração hidrelétrica está associada à vazão do rio, isto é, a quantidade de água disponível em