Sistema eletrico de potencia
Sistemas elétricos de potência (SEP) são grandes sistemas de energia que englobam a geração, transmissão e distribuição de energia elétrica.
A geração de energia elétrica se faz em usinas localizadas em função de suas características próprias. Usinas hidrelétricas, que usam represamento de rios e lagos, são localizadas nos pontos dos rios e lagos considerados mais eficientes para o armazenamento do volume ideal de água. Usinas térmicas podem ser localizadas em pontos mais convenientes para a transmissão e controle. Geradores eólicos são localizados em pontos com maior volume de ventos.
O sistema elétrico de potência engloba todas as formas de geração de energia elétrica e sua transmissão até os consumidores.
Índice [esconder]
1 Energia Elétrica
2 Sistemas Elétricos de Potência
3 Qualidade, Confiabilidade e Continuidade
4 Eficiência
5 Estudos
6 Ver também
7 Ligações externas
Energia Elétrica[editar]
O grande aumento de demanda por energia elétrica nas últimas décadas e o crescente número de interligações entre os sistemas elétricos existentes tornaram a operação e o controle destes uma tarefa extremamente complexa.
Sistemas Elétricos de Potência[editar]
Hoje em dia os sistemas elétricos de potência representam as maiores e mais complexas máquinas já construídas pelo homem, o que exige técnicas e estudos cada vez mais precisos e refinados para construir, manter e operar estas máquinas. Além disso, eles estão expostos a condições adversas e imprevisíveis que podem levar a situações de falha ou má operação, causando transtornos e problemas a todos que dependem da energia elétrica.
Qualidade, Confiabilidade e Continuidade[editar]
A partir da privatização das concessionárias de energia elétrica, que resultaram em flexibilização e regulamentação dessas pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEl), órgão regulador do governo brasileiro, vem aumentando progressivamente as exigências para as concessionárias