Sistema educacional do paraguai
Trataremos a seguir de alguns tópicos relacionados a estrutura e funcionamento do sistema Educacional do Paraguai. Abrangeremos desde a educação básica que abrange a idade dos 7 aos 13 anos dentro da obrigatoriedade como também os padrões internacionais da educação superior sem regras e moldes dentro da educação do país.
Educação no Paraguai
•
A educação no Paraguai é gratuita e obrigatória dos 7 aos 13 anos. As escolas do Paraguai possuem uma média de 700 horas de aula anuais, enquanto em países como o Chile esse valor é de 1.500. Ainda assim, as crianças passam muito menos tempo na escola do que as crianças dos outros países da América do Sul. O reduzido número de escolas impede que muitos jovens estudem, a taxa de desistência permanece alta, e quase sempre as crianças têm que trabalhar no campo para cuidar de suas famílias.
História
Historicamente, o Paraguai não tem valorizado a educação. Durante o governo do presidente Alfredo Stroessner Mattiauda (1954 - 1989), as iniciativas de educação foram desestimuladas em favor de preocupações econômicas e tarefas para controlar adversidades políticas, e o salário dos professores caiu para níveis extremamente baixos. A constituição de 1992 tentou remediar o longo histórico de negligenciamento da educação.
Independente disso, a democratização tem sido acompanhada de uma gradual melhora no sistema educacional. Gasto com a educação tem aumentado, chegando a 4,7% do produto interno bruto em 2000, em comparação com os 1,7% em 1989. A maior parte do aumento foi para melhorar os salários dos professores e atualizar o curriculum.
Em 2003 as academias militares nacionais admitiram cadetes mulheres pela primeira vez, abrindo outra porta para as mulheres que desejam se educar.
Sistema educacional
O sistema educativo nacional inclui a educação geral e especial, sendo a primeira formal e não formal. A educação formal está estruturada em quatro níveis de