Sistema educacional de xangai aderir ou não aderir
CAMPUS UNIVERSITARIO DE SINOP
DEPARTAMENTO DE PEDAGOGIA
TRABALHO DE MATEMATICA
ACADEMICA: DANIELA MARTINS 2ºSEMESTRE
PROFESSOR: Dr.RAUL ABREU DE ASSIS
AVALIAÇÃO ALTERNATIVA A PROVA ATIVIDADES SOBRE O TEXTO DA VEJA
Imagine que o governo brasileiro nomeie um novo ministro da Educação. O ministro, preocupado com o desempenho do Brasil no PISA (exame nacional de desempenho) e com suas relações com desenvolvimento econômico e social, decide que seria uma boa ideia implantar no Brasil o mesmo sistema educacional que é utilizado em Xangai, cidade primeira colocada no PISA. Entretanto, alguns conselheiros o advertem que tal medida poderia ser considerada antipopular o que afetaria a imagem do presidente. Apesar de considerar a popularidade do presidente um assunto muito menos importante do que o futuro das crianças, o ministro bolou duas soluções para o problema:
i)A realização de um plebiscito que consultasse a população quanto à mudança no sistema educacional,oferecendo opções de permanecer com a atual estrutura e também a opção de mudança para uma estrutura igual a de Xangai. No caso do plebiscito, qual seria seu voto, seus motivos e por que acredita que esse ou aquele sistema seria melhor? ii) Abrir escolas públicas com metodologias distintas.Algumas com metodologia e estrutura já conhecida no Brasil,outras com modelo de Xangai.A partir daí,as novas escolas seriam construídas de acordo com a demanda observada para cada tipo de escola.Imagine agora que o governo adotasse a segunda solução:Em que escola você matricularia seu filho?Por quê?
SITEMA EDUCACIONAL DE XANGAI: ADERIR OU NÃO ADERIR
Com relação ao plebiscito, votaria a favor de permanecer a atual estrutura.
Não por acreditar que nosso sistema seja melhor do que o de Xangai, mas por acreditar que essa atitude seria radical demais, levando em consideração a relação entre pais e filhos, em Xangai os pais tem comprometimento com os