SISTEMA DUPONT
O sistema DuPont de Análise, de acordo com Gitman (2008), é utilizado para fazer uma análise mais minuciosa das demonstrações contábeis de uma empresa, além de avaliar a situação financeira da mesma. Este sistema estabelece um elo entre o Balanço Patrimonial de uma empresa com sua demonstração de resultado para analisar dois importantes índices de rentabilidade: o ROA (Rentabilidade sobre o Ativo) e o ROE (Rentabilidade sobre o PL), além de identificar as principais áreas responsáveis pelo bom ou mau desempenho financeiro de uma organização, isolando os fatores básicos de seu desempenho.
Este sistema permite que se decomponha o retorno do capital próprio da empresa em rentabilidade das vendas (que é a margem de lucro líquido), eficiência dos ativos em gerar lucro (giro do ativo total) e o uso de capital de terceiros, conhecido comumente como MAF (Multiplicador de Alavancagem Financeira). A alavancagem financeira de uma empresa consiste na dependência desta de recursos de terceiros, é a ampliação do risco e do retorno introduzido pelo uso de financiamentos a um custo fixo. Quanto mais uma empresa servir-se de dívidas a custo fixo, maior serão risco e retorno dela esperados e maior também será seu MAF. Para se calcular este multiplicador, basta achar o quociente da divisão dos ativos totais da empresa pelo seu PL.
Retorno sobre o Ativo (ROA)
O ROA é um índice que mede o retorno do ativo total, qual a eficiência que este está demonstrando para a composição da rentabilidade de uma empresa. De acordo com Matarazzo (2003), este é um índice que evidencia quanto uma empresa obteve de Lucro Líquido em relação ao seu ativo, que é uma medida do potencial, da capacidade de geração de lucro da parte da empresa. Além de tudo, o ROA é uma medida do desempenho da empresa, que pode ser comparada ano a ano.
Retorno sobre o Patrimônio Líquido (ROE)
Para avaliar o retorno do capital próprio investido pelos