Sistema Distribuido
Fatores que contribuem para a evolução dos Sistemas Distribuídos: Baixo custo dos microprocessadores; Interconexão e abrangência das redes; Aplicações multimídias em expansão;
Exemplos SD: internet, intranet, computação móvel. Aplicações Distribuídas: Aplicações de conferência e acesso a informações multimídia; Aplicações que empreguem representação digital de imagens, áudio, vídeo que suportem usuários realizando ações de ensino a distância, trabalhos ou projetos cooperativos, videoconferências, transações comerciais dentre outras atividades; (requisitos: vídeo e áudio são contínuos)
Sistemas distribuídos toleram falhas: se há um problema numa máquina, o sistema como um todo pode sobreviver. Bases de dados e periféricos podem ser compartilhados por diversos usuários de um sistema distribuído, sendo que a comunicação entre pessoas é também promovida. Sistemas distribuídos são flexíveis: a distribuição do trabalho ente as máquinas pode ser realizada de maneira a minimizar os custos de computação.
Desvantagem: desenvolvimento de software que é mais demorado e difícil, necessário utilizar uma rede.
Uma Intranet é uma parte da Internet administrada separadamente, cujo limite pode ser configurado para impor planos de segurança locais.
Heterogeneidade: A Internet permite aos usuários acessarem serviços e executarem aplicativos por meio de um conjunto heterogêneo de computadores e redes. A heterogeneidade se aplica aos seguintes aspectos:
Redes, Hardware de computador, Sistemas Operacionais, Linguagens de programação, Implementações de diferentes desenvolvedores.
Sistemas Abertos: Diz-se que um sistema computacional é aberto quando ele pode ser estendido e reimplementado de várias maneiras.
A segurança de recursos de informação tem três componentes: Confidencialidade (garantia do resguardo das informações); Integridade