Sistema digestório
3.0 – Sistema Digestivo
3.1 – Anatomia do Sistema digestivo
3.2 - Boca 3.2.1 - Palato 3.2.2 - Língua 3.2.3 – Dentes 3.2.4 – Glândulas Salivares
3.3 – Faringe
3.4 – Esôfago
3.5 – Estômago
3.6 – Intestino Delgado 3.6.1 –
3.7 – Intestino Grosso
3.8 – Órgãos Digestivos Acessórios 3.8.1 – Pâncreas 3.8.2 – Fígado
3.0 – Sistema Digestivo
As células do corpo humano necessitam de suprimento constante de energia para realizar suas funções. Os alimentos ingeridos fornecem os materiais básicos a partir dos quais essa energia é produzida e novas moléculas são sintetizadas. A maioria dos alimentos, para que consiga entrar na corrente sanguínea e ser utilizado pelas células, precisa ser fracionado em moléculas mais simples. O sistema digestivo modifica o alimento ingerido por processos mecânicos e químicos para que possam atravessar a parede do trato gastrintestinal e entrar nos sistemas vasculares sanguíneos e linfáticos. O conjunto de órgãos que compõem o sistema digestivo são adaptados para cumprir estas exigências, assim suas funções são as de preensão, mastigação, deglutição, digestão e absorção de alimentos e a expulsão dos resíduos.
3.1 – Anatomia do sistema Digestivo
O sistema digestivo é composto por um canal alimentar e órgãos acessórios e ou anexos. O canal alimentar estende-se da boca ao ânus, mas possui divisões especializadas que exercem funções específicas na digestão dos alimentos, essas regiões incluem boca, faringe, esôfago, estômago, intestino delgado e intestino grosso. Os órgãos anexos são glândulas salivares, fígado e o pâncreas. Todo o trato digestivo é revestido por membrana mucosa, que protege os tecidos e ao mesmo tempo permite a absorção do alimento digerido no intestino.
3.2- Boca A boca é a primeira parte do sistema digestivo. Estende-se desde os lábios até a bucofaringe. A parte externa dos lábios é revestida por pele que