Sistema digestório
O aparelho digestório é composto por órgãos interligados tubulares e dois órgãos sólidos (pâncreas e fígado).
A digestão começa na boca logo que ingerimos o alimento, além da mastigação as glândulas salivares também auxiliam secretando saliva . As glândulas salivares são, glândula parótida, glândula parótida acessória, glândula submandibular, glândula sublingual e glândula sublingual anterior. A saliva produzida por essas glândulas , contém uma enzima que inicia o processo da digestão , agindo sobre o amido presente nos alimentos degradando a moléculas menores.
Os órgãos digestivos tubulares contêm músculos que possibilitam dar movimento às suas paredes. Este movimento peristáltico pode impulsionar e misturar os alimentos com os sucos digestivos.
Apesar de podermos controlar quando engolimos algo, a partir deste momento há uma reação em cadeia de movimentos involuntários controlados pelo sistema nervoso.O esôfago é o órgão ao qual os alimentos são impulsionados após a deglutição. Ele comunica a cavidade oral ao estômago. Sua única função é transportar o alimento ao estômago. Ao nível da junção do esôfago com o estômago , ao alimento se aproximar a válvula esofagogástrica se abre permitindo a passagem de alimento ao estômago.
O alimento então entra no estômago, que tem três funções mecânicas básicas. A primeira como reservatório do alimento , função realizada pela parte superior do estômago que relaxa sua musculatura e aumenta sua capacidade. A segunda função é realizada pela parte inferior do estômago misturando os alimentos com o suco digestivo produzido pelo estômago. E finalmente a terceira é a de liberar os alimentos (esvaziamento gástrico) , já parcialmente digeridos para o intestino delgado. Um grupo de glândulas encontram-se na mucosa do estômago. Produzem o ácido e enzimas que digerem as proteínas. O ácido produzido no estômago é capaz de digerir todos os alimentos que chegam ao estômago , porém não afeta o próprio estômago devido a