SISTEMA DIGESTORIO
O sistema digestório humano é formado por um conjunto de órgãos e glândulas com a capacidade de realizar as reações químicas nos alimentos ingeridos para que, depois, possam ser absorvidos pelo organismo. A essas reações químicas se dá o nome de digestão. Outra importante característica do sistema digestório é a motilidade, isto é, os movimentos realizados por seus órgãos, denominado peristaltismo ou movimento peristálticos. Esse movimento permite a passagem do bolo alimentar de um segmento para outro.
Os órgãos do sistema digestório incluem um longo tubo muscular (músculo liso), o canal alimentar, que se inicia na boca e termina no ânus, e os órgãos anexos. Os órgãos que compõem o tubo são: boca, cavidade bucal, faringe, esôfago, estômago, intestino delgado, intestino grosso e ânus. Os anexos do sistema digestório são: fígado, pâncreas e glândulas salivares.
As funções do sistema digestório são:
1) Preensão dos alimentos.
2) Mastigação.
3) Deglutição.
4) Digestão e absorção dos alimentos.
5) Expulsão das fezes.
CAVIDADE DA BOCA
A cavidade da boca é a parte inicial do canal alimentar, limitada anteriormente pelos lábios e posteriormente pela porção bucal da faringe. Na verdade, a cavidade da boca é dividida em duas partes, o vestíbulo da boca ou simplesmente boca, e a cavidade da boca propriamente dita. O vestíbulo da boca compreende o espaço entre os lábios e as bochechas anteriormente e as gengivas e os dentes posteriormente.
A cavidade da boca compreende o espaço posterior às gengivas e dentes e anterior à porção bucal da faringe, numa estreita passagem conhecida por istmo das fauces. O istmo das fauces, portanto, é o limite entre a cavidade bucal e a faringe (Figura 2).
A porção superior da cavidade bucal é formada pelo palato, que consiste em duas partes, o palato duro e o palato mole. O palato duro é a parte anterior, formado pelos ossos, maxilas e palatinos, enquanto o palato mole é a porção muscular, situada