Sistema De F Rmas Deslizantes
O sistema de fôrmas deslizantes consiste basicamente do deslizamento de um painel (madeira ou metálico), utilizando-se de equipamentos hidráulicos ou mecânicos e da observação quanto ao início de pega e a resistência lateral do concreto.
Este processo permite uma rápida execução da estrutura, sem necessidade de andaimes ou escoramentos e com uma redução na utilização de equipamentos de carga.
Este painel é elevado através de barras ou cabos de aço posicionados em macacos hidráulicos que são acionados por unidades hidráulicas.
Acoplados a estes painéis encontram-se os andaimes de serviço e os andaimes de acabamento.
O deslizamento se processa através de deslocamentos sucessivos uma vez verificadas as condições de pega e resistência lateral do concreto.
Concomitantemente com o deslizamento, os pedreiros processam o acabamento das paredes, corrigindo eventuais imperfeições. Esta característica do sistema faz com que, ao término do lançamento, a superfície do concreto esteja pronta e acabada, sem necessidade de qualquer tipo de acabamento ou reparo.
Este processo permite uma rápida execução da estrutura, sem necessidade de andaimes ou escoramentos, com uma utilização menor de guindastes, gruas e mão de obra.
Os painéis são metálicos e os cilindros hidráulicos são dimensionados para trabalhar com esforços de até 7.000 kg/ unidade.
São inúmeros os benefícios propiciados pela utilização do sistema deslizante:
• O lançamento de concreto, a montagem das armaduras, bem como todas as demais atividades incidentes na camada a ser deslizada são incrementadas, com efetivo ganho de produtividade.
• A eliminação dos reparos. O acabamento, que é feito concomitantemente com o deslizamento da estrutura, elimina os reparos inevitáveis nas concretagens com a utilização de outro tipo de fôrma, além de tornar a estrutura monolítica, sem juntas de concretagem. Esta característica significa não somente a eliminação de materiais de alto custo (Epóxi,