Sistema de tratamento de gua
A cidade de Campinas município Brasileiro localizada no interior do estado de São Paulo Região Sudeste do país ocupa uma área de 794,433Km², sendo 556,11 Km² rural e 238,323 Km² no perímetro urbano. No início de 2014 foi estimado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística 1154,617 habitantes, sendo a cidade do interior paulista mais populosa e a terceira do estado, ficando apenas atrás de Guarulhos e Capital.
A cidade é formada por quatro distritos e esta sendo analisado para inclusão de mais dois distritos, ainda sendo sub dividida em cinco regiões e vários bairros.
Com uma população citada acima com mais de um milhão de habitantes seu consumo de água potável é muito grande, sendo sua concessionária a Sociedade de Abastecimento de Águas e Saneamento S/A (SANASA) a empresa responsável por este serviço prestado a cidade.
Hoje a SANASA atende 99% da população da cidade, com 299.019 ligações, através de 3839,21 km de tubulações e com uma rede coletora de 3506,11 km.
O processo da ETA 5 (Estação de Tratamento de Água), se divide em duas distintas partes, sendo a primeira chamada de Setor de Captação de Água e segunda chamada de Setor de Tratamento de Água.
2. OBJETIVOS
2.1. Objetivo Geral
Apresentar as fases de tratamento da água, como é feita a sua captação, transporte até os tanques onde se inicia esse processo, produtos aplicados para torna-la potável, em quantas etapas é realizado, fase final para consumo e para o conhecimento dos alunos que desenvolveram esse trabalho.
2.2. Objetivos Específicos
1. Sistema de captação da água bruta, como é feito esse processo;
2. Sistema de bombeamento;
3. Sistema de tratamento da água;
4. Processos de produtos aplicados;
5. Tanques de tratamento
6. Fase em que a água se torna própria para o consumo.
3. PROCEDIMENTOS METODOLOGICOS
Foi desenvolvido esse trabalho através de explicações dos profissionais da SANASA feita no dia da visita a ETA 05 Capivari, orientação da professora da