Sistema de status e papéis sociais
Status Social
Todo indivíduo ocupa na sociedade em que vive, posições sociais, que lhe dão maior ou menor valor, prestígio social e poder. A posição ocupada pelo indivíduo no grupo social ou na sociedade denomina-se status social.
O status social implica direitos, deveres, manifestações de prestígio e até privilégios, conforme o valor social conferido a cada posição. Ocupar um status requer maneiras de se comportar diante da posição ocupada, portanto não são os comportamentos reais do indivíduo considerado. Ex. Status de pai, temos o comportamento esperado dos pais em dada sociedade; o comportamento adotado pelo indivíduo na posição de pai; o comportamento total desse mesmo indivíduo nos seus diversos relacionamentos como pai.
O status e papel social diferem-se: o status salienta a posição tal como é concebida pelo grupo e o papel, destaca a pessoa que ocupa a posição.
A importância dada ao status, pelos diferentes grupos reflete-se nas formas de tratamento. Ex: Vossa Santidade, ao Papa; Vossa Excelência, a presidentes; Meritíssimo, a juizes etc.
Numa sociedade, o indivíduo ocupa tanto status quantos são os grupos sociais a que pertence.
Dependendo da maneira pela qual o indivíduo obtém seu status, este pode ser classificado em:
• Status atribuído: não é escolhido voluntariamente pelo indivíduo e não depende de suas ações ou qualidades. Por exemplo, o status de “filho caçula” ou de “Filho de operário”. Os principais fatores atribuidores de status são: idade, sexo, raça, etc.
• Status adquirido: em função das qualidades pessoais do indivíduo, de sua capacidade e habilidade. O status que uma pessoa obtém ao longo da vida como resultado de competição e trabalho são status adquirido.
• Status Principal, Básico ou Chave: posição significativa de um indivíduo na sociedade, determinado valores da sociedade, quando a ocupação na sociedade que lhe dá maior prestigio. Ex.: Para o Presidente da Republica o status político