Sistema de SGA da Vale
NORNMA ISO 14.001
A norma ISO 14.001 provê um modelo básico de estabelecimento de um Sistema de Gestão Ambiental (SGA), um conjunto de processos de gerenciamento que requer das organizações a identificação, a mensuração e o controle de seus impactos ambientais no meio ambiente em que operam, incluindo aspectos relacionados a ar, água, solo, flora, fauna e seres humanos.
O certificado da ISO 14.001 é obtido através de uma auditoria feita dentro da organização candidata à certificação por entidades credenciadas. A auditoria é a investigação do SGA para ver se ele estabelece os requisitos da norma.
HISTORICO DO SGA NA VALE
O Vale é uma empresa que desde 1994 vem implantando o Sistema de Gestão da Qualidade do Ar (SGQA) em suas unidades de operação: minas de ferro, usinas de beneficiamento, unidade de pelotização e porto.
Em 2010, a empresa desenvolveu um novo SGA, para atender toda empresa e que agora estava divido em quatro estágios: básico, intermediário, avançado e excelência para garantir a política do desenvolvimento sustentável e das diretrizes ambientais. O novo SGA tem como principais objetivos: garantir a legalidade das unidades, controlar seus aspectos ambientais e promover a melhoria continua do desempenho ambiental.
POLÍTICA AMBIENTAL VALE
Manter um Sistema de Gestão Ambiental, cujo objetivo de garantir que suas atividades estão de acordo com a legislação aplicável e os padrões da empresa; na ausência de legislação especifica, a Vale usará as melhores técnicas de proteção assim minimizando os riscos;
Educação ambiental e treinamento dos seus empregados fazendo com que ajam de maneira correta, dedicando a aplicação da política ambiental;
Criar tecnologias para a melhoria continua no aperfeiçoamento das atividades, com a finalidade de diminuir os seus impactos ambientais e o consumo de matéria-prima e energia.
Manter sempre uma comunicação com seus empregados e a comunidade, com o