Sistema de segurança
Segurança da Informação engloba conceitos variados e estes conceitos atraem a atenção dos executivos, técnicos e gerentes. Utilizando como base de informação um artigo pesquisado, deduzimos que a segurança da informação cobre áreas diversas, tais como: segurança física, infraestrutura tecnológica, aplicações e conscientização organizacional, cada uma delas com seus próprios riscos, ameaças potenciais, controles aplicáveis e soluções de segurança.
Segurança da Informação está conectada por três princípios básicos: Confidencialidade, Integridade e Disponibilidade.
Confidencialidade - Trata-se de um conceito no qual o acesso à informação deve ser concedido a quem de direito, ou seja, apenas para as entidades autorizadas pelo proprietário ou dono da informação.
Integridade - Está relacionado à propriedade de manter a informação armazenada com todas as suas características originais estabelecidas pelo dono da informação, tendo atenção com o seu ciclo de vida (criação, manutenção e descarte).
Disponibilidade - Garante que a informação esteja sempre disponível para uso quando usuários autorizados necessitarem.
Segundo Marco Aurélio Maia (Gerente de projetos), especialista em Gestão de Riscos e Segurança da Informação da Módulo Security Solutions, informa que o estabelecimento de um Programa de Segurança da Informação em uma empresa deve passar sempre por ações que norteiem esses princípios (Confidencialidade, Integridade e Disponibilidade). Tal modelo deve estar amparado por um Sistema de Gestão de Segurança da Informação que precisa ser planejado e organizado, implementado, mantido e monitorado.
2.IMPORTÂNCIA
Segundo nossa fonte de pesquisa que fora aplicada neste projeto a “Segurança da Informação” é um dos principais patrimônios de uma instituição sendo vital para qualquer organização que almeja manter um auto nível de competitividade no mercado moderno.
A evolução de novas tecnologias no mundo atual é muito dinâmica, ou seja, a velocidade com que aparatos