Sistema de Segurança para Cadeirantes no Transporte Coletivo
INSTITUTO POLITÉCNICO – Centro Universitário UNA
Sistema de Segurança para Cadeirantes no Transporte Coletivo
CURSO: Engenharia Mecânica
Alexandre A. Lima, Daniel C. Oliveira, Eduardo G. Rocha, Elienai S. Barbosa, Fernando Ribeiro, Homero F. Ramos, Hudson Aparecido D. Cardoso, Mariane Carolina M. Santos, Romênia Ribeiro.
Professor (a) TIDIR: Newton Fonseca Horta.
Professores Co-orientadores: Dayse N. Anselmo, Kelly Cristina M. Faeda, Poliana Prata J. Techio.
Resumo: Desde seu surgimento, em 1595, a cadeira de rodas desempenha um papel muito importante na vida de pessoas com deficiência. Contudo, os transportes públicos como os ônibus, não oferecem a segurança necessária ao usuário cadeirante. Sua posição de transporte é inadequada e existem grandes riscos de acidentes. Essa realidade pode ser mudada realizando melhorias significativas como posicionamento correto, melhor fixação entre outros.
Palavras-chaves: Acessibilidade, transporte público, PCD’s, cadeira de rodas.
1. Introdução
Nos dias de hoje é muito comum se deparar com PCD’s atuando nos mais variados setores, desde o meio profissional ao meio artístico. Mesmo com tantas leis que garantem seus direitos, essas pessoas ainda passam por muitos transtornos diários, e a questão de acessibilidade tem recebido pouca atenção (Schwarz; Haber, 2006).
Segundo a lei Nº 10.048, Art. 5º: “Os veículos de transporte coletivo a serem produzidos após doze meses da publicação desta Lei serão planejados de forma a facilitar o acesso a seu interior das pessoas portadoras de deficiência” (Brasil, 2000).
Este trabalho baseia-se na busca por alguma contribuição na vida de pessoas com deficiência (PCD’s).
Mesmo com as diversas leis, o conforto e segurança dessas pessoas precisam melhorar. Com ações diretas e corretivas propõe-se a melhoria do sistema de transporte das PCD’s nos ônibus. Otimizando seu posicionamento e fixação de segurança. Com esse olhar mais responsável e