Sistema de proteção radiológica
Após a dica de um leitor do Blog, falarei sobre o símbolo dos Tecnólogos, que na verdade é o mesmo símbolo dos Técnicos e de todos os profissionais das Técnicas Radiológicas. Quem dita isso é a RESOLUÇÃO CONTER N.º 06, DE 13 DE MAIO DE 2005, que fala sobre a cor da beca, anel, brasão e até juramento de formatura.
Confira aqui o significado do nosso Brasão:
TRIFÓLIO - representa o símbolo internacional indicativo da presença de radiação ionizante, com a qual labutam os profissionais das técnicas radiológicas.
BASTÃO - representa o poder daquele que tem a formação profissional o conhecimento técnico e científico das aplicações das técnicas radiológicas.
SERPENTE - representa a ÁTOMO - aqui apresentado em sua forma espacial, representado a energia, em todas as suas formas, simbolizando a aplicação da mesma em outras áreas nas quais atuam o profissional Tecnólogo e Técnico em Radiologia.
RODA DENTADA - simboliza as áreas industriais, cuja atuação cabe também ao profissional das técnicas radiológicas.
ANO DE 1985 - representando o ano em que foi regulamentada a profissão (Lei nº 7394/85).ciência, a sabedoria e a transmissão do conhecimento compreendido de forma sábia.
PORTARIA FEDERAL SVS - Nº 453, DE 1 DE JUNHO DE 1998
CAPÍTULO 2 - SISTEMA DE PROTEÇÃO RADIOLÓGICA
PRINCÍPIOS BÁSICOS JUSTIFICAÇÃO OTIMIZAÇÃO DA PROTEÇÃO RADIOLÓGICA LIMITAÇÃO DE DOSES INDIVIDUAIS PREVENÇÃO DE ACIDENTES
Princípio da Justificação: Qualquer atividade envolvendo radiação ou exposição deve ser justificada em relação a outras alternativas e produzir um benefício líquido positivo para a sociedade.
Princípio da Otimização: O projeto, o planejamento do uso e a operação de instalações e de fontes de radiação devem ser feitos de modo a garantir que os expositores sejam tão reduzidos quanto razoavelmente exeqüível = baixa (principio ALARA), levando-se em consideração fatores sociais e econômicas.