sistema de produçao
O Engenheiro de Produção é conhecido por sua formação como um profissional multifacetado e capaz de atuar em diversos segmentos do mercado e em diversas áreas das empresas. E uma dessas formas de atuação possível é no mercado do futebol, trabalhando com a padronização dos processos e com a implementação de ferramentas que podem auxiliar no desenvolvimento do setor de forma a torná-lo cada vez mais profissional. A abordagem é feita no sentido de tratar o clube como qualquer organização de outro segmento do mercado, onde este possui clientes (torcedores), investidores (sócios), funcionários (comissão técnica e jogadores), sede (Centro de Treinamento) e a busca de diminuir as despesas, aumentar as receitas e atender aos seus clientes. E como qualquer outra empresa, o segmento do esporte também necessita de profissionais capacitados atuando nela de forma a atingir sempre a excelência no setor. A diferença é que os stakeholders “interessados” não estão interessados em dividendos e sim em títulos e por isso todo o lucro obtido no período deve ser reinvestido no clube em contratações e infraestrutura.
Segundo Slack (2009), o processo de transformação é muito importante para a organização e se traduz na transformação de inputs em outputs. As operações sofrem influência do recurso que está sendo transformado, da ferramenta utilizada e outros fatores ambientais. E diferentes empresas necessitam de diferentes recursos para suas transformações.
INPUT
Matéria prima: jogadores; Mão de obra: Técnicos, preparadores físicos, jogadores, nutricionista, etc; Equipamentos: estrutura física e equipamentos (bolas,traves,chuteira,uniformes,etc.)
PROCESSO DE TRANSFORMAÇAO
Desenvolvimento de atletas jovens, marca do clube” markting” e
OUTPUT
Associados (torcedores), jogadores profissionais.
Esse processo pode transformar material, informação e pessoas, como no caso de jovens jogadores de futebol. A diferença entre