Sistema de Posicionamento Dinâmico
CENTRO DE ENGENHARIA DA MOBILIDADE
EMB 5710 – HIDRODINÂMICA APLICADA I
Posicionamento Dinâmico
EQUIPE
Emanuelle Renck
Maria Eduarda Felippe
Marina Pauli
Pedro Paludetto
PROFESSOR DA DISCIPLINA
Lucas Weihmann
Dezembro/2013
1. Introdução
A motivação inicial para o desenvolvimento dos Sistemas de Posicionamento
Dinâmico foi relacionada à exploração de petróleo em águas profundas, em substituição às plataformas fixas e amarradas de perfuração, e iniciou-se por volta da década de 60.
O controle da posição e aproamento eram feito manualmente, ou seja, o operador mantinha a posição da embarcação através de informações enviadas por um sistema de radar e de um sonar. Em 1961, desenvolveu-se o primeiro navio verdadeiramente equipado com Sistema DP, que utilizava um controlador analógico que recebia as informações de um sensor de posição do tipo fio tensionado.
Comparados aos modernos sistemas, eram extremamente simples, com controladores analógicos, sem redundância e desprovidos de um sistema de compensação ativa dos esforços ambientais.
Será então abordado no seguinte trabalho o significado e funcionamento desse sistema em questão, além de seus componentes. Os principais fatores que influenciam o projeto do sistema de posicionamento dinâmico. As características dos atuadores tipicamente utilizados em embarcações com SPD, tais como, dutos e azimutais. Além de sua importância na indústria Naval.
2. Sistema de Posicionamento Dinâmico
Posicionamento dinâmico é um sistema que controla automaticamente a posição horizontal e aproamente de uma embarcação por meio de propulsão ativa. Estes movimentos são conhecidos como surge, sway e yaw e estão ilustrados na figura a seguir. Figura 1. Movimentos causados pelo Posicionamento dinâmico
Este mecanismo corresponde ao um complexo sistema de controle, composto por sensores (GPS, DGPS, sonar, anemômetros, giroscópios, bússolas