Sistema de Numeração_Lee Marcos
623 palavras
3 páginas
Sistema de Numeração_Lee MarcosOBJETIVO
Compreender e operar sistemas de numeração: decimal, octal, hexadecimal e binário.
FUNDAMENTAÇÃO
Esta apostila foi criada com base nas competências/habilidades da Disciplina INFORMÁTICA BÁSICA do PLANO DO CURSO TÉCNICO EM AGROPECUÁRIA INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE RORAIMA - CAMPUS NOVO PARAÍSO.
TURMAS ENVOLVIDAS
Alunos(as) devidamente matriculados(as) no Módulo I do DO CURSO TÉCNICO EM AGROPECUÁRIA INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE RORAIMA - CAMPUS NOVO PARAÍSO.
1. CAPÍTULO – SISTEMAS DE NUMERAÇÃO
1.1 Introdução
Raras são as pessoas que se interessam por História da Ciência, em geral, e História da Matemática, em particular. É uma pena, pois a história mostra quão difícil foi chegarmos a este estágio de nossa civilização. Mesmo o Teorema de Pitágoras que, segundo os gregos, data de cerca de 500 anos antes de Cristo, ou seja, aproximadamente 2500 anos atrás, já teve esta datação questionada. Segundo o livro de Gillings, A Matemática na Era dos Faraós, foi encontrado um pergaminho que, após ser decifrado, fez os historiadores da ciência acreditarem que este teorema já era conhecido há cerca de, pelo menos, 1000 anos, antes, isto é, há cerca de 3500 anos. O mesmo acontece com a idéia de números.
1.2 Uso de Bases
Acreditase que a necessidade de criação de números veio com a necessidade de contar. Seja o número de animais, alimentos, ou coisas do tipo. Como a evolução nos legou algumas características, como os cinco dedos em cada mão (fingers) e cinco dedos em cada pé (toes), seria muito natural que os primeiros sistemas de numeração fizessem uso das bases 10 (decimal) e 20 (vigesimal).
Indianos (Base 5)
Ainda hoje, em certas regiões da Índia, os dedos da mão são usados da forma seguinte: uma mão para as unidades, uma mão para as coleção de cinco unidades: