SISTEMA DE NUMERA O
LUIZ CARLOS R.COSTA / Prf.NUMERALDO
(catg.padrão youtube/www.youtobe.com).
(Está resenha tem como objetivo expandir os conhecimentos do leitor ,exaltando as mudanças e fatos históricos oriundos do nosso sistema numérico atual.)
Faculdade Anhanguera- Avenida Presidente Antônio Carlos, 4.157
- São Francisco, Belo Horizonte
SISTEMA DE NUMERAÇÃO
FACULDADE
ANHANGUERA
Alexandre Alves de Moura
RA: 8203948646 / Eng.CIVIL
BH-MG 19/03/2015
Resenha, Sistema Numérico
A diferença entre os diversos tipos de numeração ocorreu em grande parte das necessidades e cultura de cada povo de modo como viam e entendiam o mundo, e pela necessidade de contar as coisas , surgiu o sistema de numeração.
O Sistema de Numeração Egípcio tem como característica os valores de seus símbolos são sempre somados, é sempre o mesmo independentemente de sua posição , ou seja, não é um valor posicional sendo os símbolos repetidos em até nove vezes e em seguida trocados por um símbolo maior, além disso requer uma habilidade para desenha-los.
O Sistema de Numeração Romano possui como característica;
- Símbolos como I,X,C e M podem ser repetidos até três vezes, já os demais não.
- O Sistema é aditivo, por símbolos colocados a direita do outro.
- O Sistema é subtrativo, por símbolos colocados a esquerda do outro de maior ou de valor igual.
- O Sistema é multiplicativo, pois cada barra horizontal colocado acima deu um numeral aumenta milhares de vezes seu valor.
Não tendo valor posicional, ele mantém o mesmo valor em qualquer posição numeral.
O Sistema de numeração Indo-arábico, no qual usamos atualmente, depois de sofrer muitas mudanças ao passar dos tempos por depender da caligrafia de seus autores , passou a ter um padrão devido a imprensa moderna ne Europa em 1.450. Em seu sistema cada unidade de ordem forma uma unidade da ordem imediatamente superior, neste contexto ele é conhecido como sistema de numeração decimal por ser formado em base 10.