Sistema de logistica gis
Suas principais aplicações são em : transportes,planejamento urbano e regional, meio ambiente, agricultura, segurança e educação.
O Sistema de Informações geográficas distingui-se de outros sistemas no que se refere a poderosa ferramenta de análise espacial , ou seja , cruzamento de informações geográficas (espacial) e banco de dados que permitem respostas as questões que envolvem determinado espaço geográfico. No entanto, o termo GEOPROCESSAMENTO, refere-se ao processamento , coleta e visualização de dados georreferênciados (Cartografia, GPS, Sensoriamento Remoto e Topografia), com a finalidade de formar a base cartográfica , elemento fundamental do GIS.
A cartografia e a análise geográfica não são procedimentos científicos novos no processo de tomada de decisões técnicas, no entanto o GIS possibilita de maneira rápida e segura as análises antes efetuadas manualmente. Os Sistemas de Informação Geográficas permitem à agregação de um grande número de informações o que o torna uma ferramenta imprescindível no mundo moderno.
O GIS e o Geoprocessamento hoje é uma indústria que movimenta bilhões de dólares e emprega um grande número de pessoas. Atualmente já existe um comércio de dados digitais (mapas, banco de dados, imagens, aplicativos) o que torna o GIS uma tecnologia cada vez mais importante, fazendo com que esta já faça parte dos currículos das universidades de todo o mundo.
Pode-se afirmar que existem quatro razões para se usar um SIG:
1) Os dados armazenados digitalmente estão em uma forma mais compacta do que se eles estivessem em mapas de papel ou em pilhas nas mesas. Normalmente, os dados são armazenados em um ou mais arquivos de um disco rígido fixo, fitas